Realengo ganhará 'piscinão' contra enchentes maior do que o da Praça da Bandeira
Por ERALDO PINHEIRO
Publicado em 20/07/2025 09:13
Sobre o Rio

A Prefeitura do Rio iniciou, neste sábado (19), um conjunto de obras contra enchentes em Realengo, na Zona Oeste. A meta é implantar um novo sistema de drenagem para amenizar os transtornos causados por alagamentos. Dentro do programa haverá a construção de um reservatório para aproximadamente 20 milhões de litros de água, com investimentos de R$ 123,5 milhões. Os recursos virão da União, através do Ministério das Cidades, que coordena o programa Novo PAC, e da Caixa Econômica.

"Conseguimos recursos com o Governo Federal para resolver os três principais problemas de alagamento na cidade: Jardim Maravilha, Bacia do Rio Acari e Realengo. Quando se inicia a obra não quer dizer que o problema acaba, mas começamos a minimizar esses problemas. Fico muito feliz de dar essa resposta a uma região tão importante como Realengo. Já fizemos o Parque Realengo, que será ampliado, e vamos continuar investindo muito nas áreas da cidade que mais precisam", afirmou o prefeito Eduardo Paes, durante o lançamento das obras, no ginásio da Universidade Castelo Branco.

Representando o presidente Lula, o secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani, ressaltou a importância da parceria. "A Prefeitura tinha esse projeto planejado, pronto e, quando surgiu a oportunidade de aportamos o recurso, nós aprovamos. Agora estamos migrando essa obra para o PAC, o que garante que não teremos nenhum problema orçamentário. Aqui as reclamações são constantes, de quando começa o verão e as chuvas, vem a agonia. Ficamos muito felizes de, junto com a Prefeitura, iniciar essa grande intervenção."

Nesta etapa, a Rua Bernardo de Vasconcelos, a Avenida Santa Cruz, algumas transversais e um trecho do Rio Catarino serão beneficiados com a drenagem.

Com as obras, que serão feitas pela Fundação Rio-Águas, uma segunda galeria vai ser construída para as águas do Rio Catarino, reforçando a capacidade de escoamento do rio. Essa galeria auxiliar será implantada sob as ruas Barão do Triunfo, Petrópolis, Baião e Travessa do Imperador. No total, estão previstos mais de cinco quilômetros de novas galerias pluviais.

O volume do piscinão de Realengo equivale a 20 mil caixas d’água de mil litros, tendo uma capacidade maior do que o da Praça da Bandeira, que armazena até 18 milhões de litros d'água. A construção servirá para conter o Rio Piraquara, que também será desassoreado. Ao todo, o projeto beneficiará cerca de 205 mil moradores do bairro, segundo dados do último Censo.

O morador e professor Leandro Frango, representante do Movimento Realengo Verde, disse que as obras vão melhorar a vida da população local.

 

 

FONTE: JORNAL O DIA

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Mais notícias

Não temos nenhuma recomendação no momento